Sectores informais
Os sectores compreendidos no “Agronegócio” são agrupados em “Sectores Informais”, tais como:
-
Aditivos e Matérias-Primas para a Indústria Alimentar
As empresas que se enquadram no sector dos “Aditivos e Matérias-Primas para a Indústria Alimentar “ referem-se a empresas que disponibilizem produtos que sejam importantes para a confeção dos produtos alimentares desenvolvidos pela indústria agroalimentar.
-
Consultoria, Formação e Investigação + Desenvolvimento (I&D)
O sector da “Consultoria, Formação e Investigação + Desenvolvimento” enquadra, como o nome indica, as empresas que se dediquem à prática de Consultoria (geral e não específica) e de formação técnica. Por outro lado, enquadram-se aqui as entidades que se incluem no Sistema Nacional Científico e Tecnológico.
-
Criação de Animais
Este sector engloba todas as atividades e produtos que estão relacionados com a criação animal, seja ela avícola, pecuária, piscícola, entre outros. As atividades e produtos em questão abrangem as medidas que constituem o processo de reprodução, passando pela criação e culminando no aproveitamento dos recursos que advêm deste sector.
-
Cultivo/Produção Agrícola
O sector do “Cultivo/Produção Agrícola” abrange todas e quaisquer atividades que possam influenciar o desenvolvimento da atividade do cultivo/produção agrícola. Nesta ótica, compreendem-se então as ações/produtos que permitem um cabal aproveitamento deste tipo de recursos, tais como as sementes, ou então o composto químico utilizado de modo a salvaguardar a produção, entre outros.
-
Embalagem
O presente sector engloba as empresas que disponibilizam todo e qualquer tipo de embalagem para a agro-indústria (cartão, plástico, rolhas, vidro, entre outros).
-
Engenharia e Processos Industriais
As empresas incluídas no sector da “Engenharia e Processos Industriais” remetem para empresas que se dediquem ao apoio técnico (ao nível da engenharia de processos internos e, também, ao nível da projeção e/ou manutenção das próprias infraestruturas) das empresas do sector Agroindustrial.
-
Gestão Ambiental
O sector informal referente à “Gestão Ambiental” remete para empresas que fabriquem ou disponibilizem produtos de higiene e contenção, quer seja ao nível industrial, quer seja ao nível agrícola. Ademais, encontram-se neste sector empresas que se dedicam à limpeza de florestas.
-
Gestão da Qualidade
O sector da “Gestão da Qualidade” refere-se a empresas que se dediquem à certificação de empresas do sector agroindustrial. Ademais, constata-se a presença de empresas que elaborem análises laboratoriais.
-
Maquinaria e Equipamentos Agrícolas
Este sector informal aborda todas as empresas que disponibilizam maquinaria e equipamentos que permitem o trabalho agrícola. Para efeitos de agregação, foram contabilizadas as empresas que disponibilizam maquinaria/equipamento de grandes dimensões, tais como as empresas que disponibilizam maquinaria/equipamentos de dimensões mais reduzidas, sendo ambas extremamente importantes para o desenvolvimento sustentável do sector.
-
Maquinaria e Equipamentos Industriais
Tal como o anterior, este sector informal agrupa todas as empresas que disponibilizam maquinaria e equipamentos que sejam importantes para o funcionamento das estruturas industriais do segmento agro-industrial.
-
Moagem/Nutrição Animal
O sector informal da Moagem/Nutrição Animal incorpora as entidades que se dedicam à moagem de produtos agrícolas (tais como o milho e o trigo, por exemplo), sendo que, devido à existência de um número elevado de empresas deste segmento que incorpora também a vertente da produção alimentar direcionada para os animais. Como tal, as empresas aqui incluídas são empresas que, tal como o nome indica, se dedicam à moagem de produtos agrícolas e/ou trabalham ao nível da fabricação de alimentos para animais.
-
Sector das Águas
O sector informal denominado de “Sector das Águas” incorpora todos os serviços e produtos que se focam no tratamento e consequentemente disponibilização de águas, para consumo humano e/ou animal. Consequentemente, apenas são contempladas as empresas que trabalham na componente da perfuração, além da disponibilização de produtos químicos para o tratamento deste recurso valioso.
-
Silvicultura
O sector da “Silvicultura” debruça-se sobre as empresas que se dedicam ao trabalho das áreas florestais, englobando aqui as empresas de consultadoria específica e de desenvolvimento de projetos, no sector da silvicultura.
-
Transportes, distribuição e logística
Este sector informal contempla as empresas que se debruçam sobre o transporte, a distribuição e/ou a logística associada à disponibilização dos produtos agro-industriais. Como tal, é importante ter em conta as empresas de transporte terrestre, marítimo e/ou aéreo, além de todas as entidades que prestam serviços alfandegários, na medida em que essas empresas são essenciais para uma indústria que cada vez mais se apresenta como sendo global.